domingo, 10 de abril de 2011

Dia Nacional do Livro Infantil

Eu sou apaixonada por livros.... Leio tudo e ainda estou escrevendo um livro com minha ex aluna do 2º ano do ano passado... Mas este será outro post!!!


Para esta data o que devemos enfatizar?


Bom, primeiramente é importante durante o planejamento anual ficarmos atentos as datas comemorativas que iremos trabalhar em cada serie/ano. Adianta por exemplo eu trabalhar a historia da Independencia do Brasil com alunos de 6 anos? De forma alguma...

Devemos trabalhar o que é significativo para eles, aquilo que vão guardar pra sempre!!!! Tudo tem a sua hora!


Nesta data em especifico, sugiro sempre como base obviamente, o Sitio do Pica Pau Amarelo é o que de fato, fará com que as crianças se reportem à ele - nosso escritor brasileiro Monteiro Lobato. Todos sabem que a data de 18 de abril foi escolhida em sua homenagem, pois é a data de seu aniversario.


O que é importante falar é que nao devemos lembrar da leitura somente nesta data. A importância de se ler sempre e qualquer genero é ponto fundamental da rotina diaria das crianças.


Programar uma semana de videos, leituras, amostras de outros escritores infantis como Tatiana Belinky (maravilhosos limerinques - ela é fabulosa), Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Ziraldo, Mauricio de Souza e outros mais.


Sugira que sejam escritores nesta semana... No final vocês com certeza descobrirão talentos na classe.


Fujam das atividades tradicionais como pintura, textos prontos. Até os menores são capazes de produzir. É claro que sempre colocamos um texto no caderno sobre a data, um desenho. Mas não fique só nisso.


Abram o leque de opções, pense, renove, crie!!! É muito bom e os alunos adoram. Eles são muito espertos e inteligentes, buscam pelo saber, pela inovação...


Comentem aqui como vocês trabalham esta data, topam trocar sugestões e atividades????


Todas nós ficaremos aguardando as sugestões...


Boa noite


Ah esqueci, para quem puder sugerir a escola, tem o passeio de Maria Fumaça até Taubaté... Dizem que é maravilhoso. Quero muito levar meus filhos.

0 comentários:

Postar um comentário